Cabelo crespo: como cuidar

cabelos-crespos-lucy-650x350

Cabelo crespo: como cuidar

Para manter os cabelos crespos bonitos e saudáveis é necessário cuidados especiais, pois ele é o mais delicado de todos os tipos: é fino, ressecado, sensível e poroso, além de ser um cabelo muito volumoso e sem brilho, por suas escamas serem mais abertas.

Mas, segundo Kátia Nassib Timani, diretora da Kans Br, a maioria das mulheres não sabe como lidar com o cabelo e pode, inclusive, prejudicar o couro cabeludo. “Os cabelos crespos ou cacheados devem ser tratados com produtos emolientes e fortificantes. Quando estiverem restaurados, os fios devem receber quantidade reduzida de condicionador, para não perderem o brilho”, afirma.

Dicas para cabelos crespos

Há muitas variações do cabelo crespo, com diferentes espessuras dos fios e nível de cacheamento que pode ir desde o levemente ondulado até o extremamente crespo. Em todos os casos, a dica é uma boa hidratação, para deixá-los sedosos e com brilho. Mesmo as mulheres que se renderam à chapinha ou escova progressiva precisam de hidratação profunda e de tratamento constantemente. “Use máscaras hidratantes uma vez por semana, faça reconstruções capilares e use produtos específicos para o seu tipo de fio”, explica a terapeuta capilar Zeni Meireles, da Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro.

O uso de leave-in após a lavagem também é recomendado para manter os cachos definidos e com reduzir o volume dos fios. “Após lavar os cabelos, é importante desembaraçá-los com cuidado e aplicar bastante leave-in para definir e soltar os cachos. Depois, é só secar com difusor ou deixar secar naturalmente”, ensina Lea Athanasio, do Crystal Hair, no Rio de Janeiro.

 

Escolher um corte que valorize o cabelo crespo também é importante. “O corte em camadas dá movimento. E sugiro cortar periodicamente para evitar ressecamento e controlar os cachos”, diz Ricardo Moçali, do Werner Coiffeur. Ele indica também usar pente de madeira para não quebrar os fios, evitar shampoo e condicionadores para cabelos finos, abusar de produtos anti frizz, e borrifar água nos cachos pela manhã para modelá-los com as mãos.

A dica da hairstylist Sonia Nesi, do Studio de Beleza, é não prender os fios o tempo todo com elástico, para não marcar.

Sem Comentários

Postar uma Resposta